![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicgOmR496thNTnygEnr1Wq2_3dJRVeYQ8d-TzGvMNOynX_0Ib8W9hyHomQAHWHk2ww41poBrYvYcN9rKzMpfHri04F7Q60DywUM2_Mi0aAOdV2fz7h6nKpoae-wfO0ajR1yN0-bA0YD3o/s200/PSICAN%25C3%2581LISE.png)
PSICOLOGIA
07/04/2015
É provado que as cores são capazes de influenciar as pessoas no comportamento, não apenas na forma de se vestir, mas também na decoração, capaz de traduzir o estado de espírito e o modo como desejam ser vistas. A seguir, veremos algumas cores que influenciam na personalidade das pessoas.
Vermelho: possui bastante energia, capaz de proporcionar ousadia e coragem. Está ligada ao fascínio, excitação e maturidade. Lugares como teatros, restaurantes e bares podem ser pintados de vermelho, pois é uma cor que estimula o paladar e os hormônios.
Rosa: gera calor, afeto e pode ser relaxante. Tons rosados mais quentes dão a sensação de altivez e progresso. Muito usada em casas ou asilos, pois fazem com que as pessoas não percam interesse pela vida, proporcionando pró-atividade.
Laranja: influencia no paladar, apetite e atenção. Tons pálidos de laranja estimulam a comunicação, o relacionamento e a criatividade. Pode ser usada em lanchonetes e restaurantes. Seu tom mais escuro deve ser utilizado com certa moderação, pois pode causar a sensação de insegurança. O tom mais claro proporciona conforto e alegria.
Amarelo: proporciona energia e está muito associada à luz do sol. Ativa a mente e estimula novas ideias, a amizade e a sabedoria. A combinação de amarelo e branco deve ser moderada, pois pode causar a sensação de insegurança, assim como tons mais escuros do amarelo que podem causar pessimismo. O amarelo pode ser utilizado em paredes de halls, corredores e lugares com pouca luz.
Verde: propicia equilíbrio e harmonia, diminuindo o estresse e a tensão. Tons escuros proporcionam sensação de força e estabilidade. Tons claros são aconselhados para crianças. Quando combinado com cores mais claras, proporcionam paz, relaxamento e prosperidade.
Azul: é uma cor terapêutica, que acalma. Está ligada à lealdade, respeito e responsabilidade. Mas quando usada em excesso pode fazer com que a pessoa fique com sono. Pode ser combinado com o amarelo para ativar a mente e a intuição, ou então com o vermelho para dar mais emoção.
Violeta: estimula o lado artístico e está associada à magia e ao misticismo. De todas as cores, a violeta é a que mais afeta as pessoas e, portanto, deve ser usada com moderação. Quando o violeta-claro é usado, deve-se combiná-lo com outra cor, pois pode causar desinteresse da pessoa pela vida.
Marrom: dá a sensação de que tudo é permanente, sólido e seguro. É chamada de cor da estabilidade, segurança e fertilidade.
Cinza: muitos dizem que é a cor da neutralidade e longevidade, mas deve-se ter cuidado ao usá-la, para não dar um aspecto negativo ao ambiente. Recomenda-se usar tons claros de cinzas combinados com cores quentes.
Branco: É a cor que revitaliza todas as cores, fazendo com que elas ganhem luminosidade e vida. Está ligada ao frescor, à limpeza e à perfeição. No entanto, um ambiente todo branco pode trazer a sensação de falta de força e profundidade.
Preto: deve ser usado com outra cor para dar um ar imponente, caso contrário, pode deixar as pessoas prepotentes e inacessíveis. É a cor da sofisticação e da mudança social.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
![Colunista Portal - Educação](https://static.portaleducacao.com.br/arquivos/imagens_foto_colunista/801997_63461984.jpg)
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
https://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/60485/as-cores-e-suas-influencias?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=89236462&utm_campaign=top_
10_110_psicologia&utm_term=_02bj5.cbp.f.wbn.b0bl.r3.yp.n.hcv.r.x.yyl.hb
Nenhum comentário:
Postar um comentário