BEM VINDO VISITANTE NÚMERO:

BIBLIOTECA DE CONTROLE MENSAL

quinta-feira, 9 de março de 2017

PSA- TERAPIA OCUPACIONAL

Quais são os valores de referência do PSA?
Os valores de referência do PSA (antígeno prostático específico total) dependem de cada laboratório, mas, em média, são:
  • Até 59 anos: < 4,0 ng/mL
  • Entre 60 e 69 anos: até 4,5 ng/mL
  • Idade igual ou superior a 70 anos: até 6,5 ng/mL
O PSA, ou antígeno prostático específico total, é útil como marcador de câncer de próstata, associado ao toque retal e ultra-som, ou como seguimento de pacientes com câncer de próstata já diagnosticado.
É importante frisar que ocorrem alterações fisiológicas do PSA. Toque retal, massagem prostática, prostatite, instrumentações uretrais, biópsia prostática e ejaculação recente elevam o resultado.
Quando os níveis de PSA estão entre 4 e 10 ng/mL, é difícil interpretá-los, porque podem ser causados pela hipertrofia benigna da próstata (quando a próstata aumenta de tamanho, mas não por câncer). Quando isso acontece, é aconselhado fazer a associação com a avaliação do PSA livre.
A relação PSA livre/ PSA total é menor nos pacientes com câncer. Os valores de referência para a relação PSA livre/PSA total não estão bem estabelecidos, mas, quando inferiores a 0,20, parecem se correlacionar com câncer de próstata, enquanto valores acima de 0,2 parecem estar associados a doenças benignas.
A análise isolada do exame de PSA não permite o diagnóstico de doença prostática. É necessária correlação com a história e o exame físico do paciente, sendo o toque retal fundamental. Para maiores esclarecimentos, procurar um urologista ou clínico geral.

Como é feito o exame PSA livre?
O exame de PSA livre é feito da mesma maneira que o exame do PSA total, através da coleta de uma pequena amostra de sangue. São necessários alguns cuidados para evitar resultados falsamente elevados. Recomenda-se, para pacientes que ainda possuem próstata (lembrando que o PSA pode ser utilizado como exame de seguimento em pacientes que já tem diagnóstico de câncer, que já retiraram cirurgicamente a próstata):
  • jejum de quatro horas
  • evitar dois dias antes da coleta: ejacular, exercício em bicicleta; passeio de motocicleta; prática de equitação (andar a cavalo);
  • evitar três dias antes da coleta: uso de supositório; sondagem uretral ou toque retal;
  • evitar cinco dias antes da coleta: cistoscopia (exame que "olha" por dentro a bexiga e a uretra);
  • evitar sete dias antes da coleta: exame de ultra-som transretal;
  • evitar quinze dias antes da coleta: exame de colonoscopia ou retossigmoidoscopia;
  • evitar 21 dias antes da coleta: exame de estudo urodinâmico.
Dependendo do laboratório em que será feita a coleta e análise do sangue, poderão ser orientados outros cuidados antecedendo a coleta. É importante questionar os cuidados antes da coleta ao laboratório.
A análise do resultado do exame deve ser feita pelo médico que o solicitou, em conjunto com a história e o exame clínicos. Para maiores informações, é necessário consultar um urologista ou clínico geral. 


PSA alterado: quais os sintomas e o que pode ser?PSA alterado (elevado) pode ser sintoma de alguma doença ou problema na próstata, como câncer, infecção, hipertrofia (crescimento) benigna ou traumatismo na mesma. A idade também é um fator que contribui para o aumento da taxa de PSA no sangue.
Normalmente, um PSA acima de 4,0 ng/ml pode significar câncer de próstata, embora isso não seja suficiente para detectar a doença. Neste caso, o paciente deve ser submetido ao toque retal e a uma ultrassonografia. Dependendo do resultado, pode ser necessário ainda uma biópsia prostática.
De fato, cerca de 17% dos homens com câncer de próstata não apresentam PSA alterado, daí ser fundamental a realização do exame de toque retal.
O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma substância produzida pela próstata e que circula normalmente pela corrente sanguínea. Alterações na próstata provocam um aumento da liberação do PSA no sangue através dos vasos e tecidos linfáticos que atravessam a próstata.
O exame de PSA associado ao toque retal é a forma mais eficaz de diagnosticar precocemente o câncer de próstata.


https://medicoresponde.com.br/tag/psa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um visitante especial...é só clicar o botão azul a baixo