
2 Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas.
3 Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora.
4 Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz;
5 mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
6 Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava.
7 Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.
9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.
10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
12 O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa.
13 O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas.
14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,
15 assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
16 Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.
17 Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir.
18 Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.
19 ¶ Por causa dessas palavras, rompeu nova dissensão entre os judeus.
20 Muitos deles diziam: Ele tem demônio e enlouqueceu; por que o ouvis?
21 Outros diziam: Este modo de falar não é de endemoninhado; pode, porventura, um demônio abrir os olhos aos cegos?
Jo 10:1-21
1. Aprisco. Um lugar fechado onde as ovelhas eram abrigadas à noite, geralmente perto da casa. Só tinha uma porta. Quem estivesse inclinado ao roubo pularia o muro.
2, 3. Quem guardava a porta era o porteiro, em contraste com o pastor que era recebido pelo porteiro. Só há um único pastor aqui. Cristo não tem rival, embora haja vice-pastores na sua Igreja. Seu interesse pessoal pelas ovelhas foi evidenciado quando Ele declarou que as chama pelos nomes (cons. 1:43). Sugere-se a presença de outras ovelhas. Nem todos os que se contavam entre o povo de Deus naquele tempo podiam se chamar ovelhas do Senhor. E as conduz para fora em contraste com o ato dos fariseus que expulsaram o homem que nascera cego. Confiança no pastor baseia-se na voz, a qual revela a pessoa (cons.
João (Comentário Bíblico Moody) 59
Gn. 27:22). Nenhum estranho pode conseguir que o rebanho o siga, mesmo se conseguir entrar no aprisco saltando o muro.
6. O auditório de Jesus não captou o significado dos seus ensinos (9:41).
7-18. O Senhor explicou a figura em termos relacionados com a sua própria pessoa e sua missão.
7. A verdade é maior do que as formas pelas quais ela foi comunicada. Na vida real o pastor não poderia ser identificado com a porta. Mas o pensamento é demasiadamente valioso para deixar passar (cons. 14:6).
8. Todos quantos vieram antes de mim. Isto não é uma referência aos homens santos da antiga aliança, mas aos líderes judeus que tinha colocado suas garras sobre a nação antes dele erguer a sua voz. Ladrões são aqueles que simplesmente roubam. Salteadores são aqueles que também cometem violência (cons. Mt. 23:25). As ovelhas não lhes dão ouvido. Um exemplo era o homem cego, que se afastara desses líderes, aborrecido.
9. Jesus se referia aos vice-pastores do rebanho ou a todos os crentes? Favorável ao primeiro ponto de vista está o fato de que entrar já foi usado em relação ao pastor (vv. 1, 2). Além disso, entrar e sair é uma familiar expressão do V.T., relacionada com a atividade do líder (I Sm. 18:16; II Sm. 3:25). Apesar disso, a largura da linguagem – alguém – e as palavras será salvo favorecem uma referência inclusiva. No sentido redentor a palavra salvar ocorre poucas vezes em João (3:17; 5:34; 12:47). A liberdade do crente, em contraste com a sua situação no Judaísmo, parece estar indiretamente sugerida ao entrar e sair e sua nova satisfação (achará pastagem) era uma bem recebida mudança da aridez dos ensinamentos aos quais estivera sujeito.
10. O trabalho do Bom Pastor é construtivo. A vida corresponde a ser salvo (v. 9), e a abundância se refere ao encontro das pastagens. Nada no original autoriza o acréscimo de mais à tradução.
11. Aqui foi apresentada a revelação central em todo o padrão de pensamentos. Na qualidade de bom pastor, Jesus preencheu a
João (Comentário Bíblico Moody) 60
representação de Jeová do V.T. (Sl. 23:1; Is. 40:11), e também se Colocou em oposição aos líderes que prejudicavam o rebanho porque eram maus de coração. Em vez de tirar a vida, este Pastor estava preparado a dar a sua vida pelas ovelhas. É uma profecia e também uma atitude (cons. 9:17).
12. Coisa diferente é o mercenário, que não se preocupa com as ovelhas e as abandona em uma crise. Até um certo ponto este quadro reflete os pastores (líderes) do V.T. que não foram fiéis, conforme repreendidos nos profetas (veja Ez. 34 especialmente).
14. O cuidado do Pastor está ligado ao conhecimento e afeição mútuas que caracterizam a relação entre Ele e as ovelhas.
15. Um laço de conhecimento existe também entre o Pastor e o Pai que o enviou. O Filho conhece a vontade do Pai (que inclui o dar a vida do Filho pelas ovelhas), e o Pai conhece o Filho, e conseqüentemente conhece que pode contar com a sua obediência na execução desta difícil missão.
16. Aprisco. A mesma palavra foi traduzida para curral em 9:1. Tenho outras ovelhas. A linguagem é soberana e profética (cons. Atos 18:10). Não deste aprisco. Seria uma referência aos judeus da Dispersão? É difícil porque eles basicamente pertenciam aos judeus da Palestina. Jesus prefigurava os gentios que aceitariam o Evangelho. Um rebanho. Não é a mesma palavra que foi usada acima (aprisco) e foi propriamente traduzida (cons. um Senhor, um corpo em Ef. 4:4, 5).
17, 18. O Pai ama o Filho sempre (17:24), mas tem um motivo especial para amá-lO por causa de Sua obediência até à morte. A morte foi um mandamento do Pai (cons. importa de 3:14; Mt, 16:21). Nenhum homem podia tocar no Filho até que chegasse a sua hora (19:11). Ele entregaria o Seu espírito a Deus (19:30). Mas a morte não seria o fim. Com igual soberania de comando, o Filho revogaria a sentença de morte e retomaria a Sua vida novamente. Ele podia confiantemente predizer a sua ressurreição.
João (Comentário Bíblico Moody) 61
19-21. Pela terceira vez neste Evangelho lemos sobre a divisão (schisma) criado por Jesus entre os seus ouvintes (cons. 7:43; 9:16). Muitos queriam rejeitá-lO como endemoninhado e indigno de ser ouvido. Outros ficaram impressionados com as palavras que dizia (sem dúvida devido a sua devoção pelas ovelhas) unidas com a lembrança do milagre realizado com o homem cego.
Comentário Bíblico Moody
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