
Abatimento II Co 4:8-9 Sl 42:5
II Co 4:8- Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados;
II Co 4:9- perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
- Os pais chamam de preguiça
- Falta de disposição para qualquer atividade - Afeta o físico ( estado bioquímico, músculos lisos ).
- Não sabe por que está assim
Os antigos pais da Igreja tinham outra palavra para a depressão. A chamavam de “preguiça”, aflição do coração, e falta de disposição para enfrentar qualquer atividade que requeira esforço. Hoje em dia não descrevemos a depressão nos mesmos termos. O que é realmente a depressão ? É possível descrevê-la de várias perspectivas. Se você observar seu estado bioquímico quando estiver deprimido, seu metabolismo, o comportamento dos músculos lisos e das glândulas, verá que não somente sua conduta verbal e motriz possuem sintomas depressivos.
A auto-comiseração é o sintoma quase universal da depressão. Quanto mais a pessoa pensa em si mesma, mais depressiva fica. É uma tentativa de consolar-se a si mesmo. Geralmente a depressão ocorre por algum motivo. A maioria das crenças errôneas que provocam depressão entram na corrente do monólogo interno, depois que houve uma perda.
Sintomas de depressão :
- Isolamento
- Perda de apetite
- Perda de energia
- Choro sem motivo aparente
Muitas vezes a pessoa não pode explicar porque está deprimida.:
“Não sei porque estou assim”
“Simplesmente sinto que não posso fazer absolutamente nada” “Não tenho o desejo de fazer nada”
“Choro o tempo todo”
“Não durmo bem”
“Não tenho energia nem interesse em nada ... não sei porque...”
Geralmente terminam com uma voz tão débil que não se escuta direito, suspiram, se afundam no assento da cadeira e ficam olhando para o chão. Apesar da falte de habilidade do deprimido para explicar porque chegou a este estado, é extremamente raro que a depressão se produza sem alguma causa especial. As crenças errôneas que levam a depressão podem ser ativadas por um fato somente. Um fato que representa uma perda. Alguém querido vai embora ou falece. Ou podem ser dificuldades econômicas, ou ainda perda de dinheiro. Uma enfermidade física, a idade, um acidente, um ataque do coração ou perda do vigor físico. A separação e o divórcio são freqüentemente causas de depressão e também outras situações onde se provoca rejeição, o temor , o auto-desprezo. Qualquer destas situações pode ser uma oportunidade para que o diabo infiltre algumas sugestões no monólogo interno. Nestas condições a pessoa se auto despreza, subestima suas possibilidades e olha com desesperança seu futuro. E diz :
“Estou arruinado, não posso sair disso e estarei cada vez pior”.
Não adianta dizer para o deprimido :
“Liberte-se da pressão”
Pois ninguém gosta de estar deprimido.
Atitudes práticas para vencer a depressão:
Comece a louvar a Deus Fl 4:8
Espere em Deus. Sl 42:11
Você diz para você ( o espírito diz para a alma ) : “Porque estás abatida ó alma? Espera em Deus”
Pense positivamente Fl 4:13 Ore pedindo a alegria de Jesus Jo 15:11 Jo 16:24. Tome o jugo de Jesus Mt 11:28-30. Procure ocupar-se. Mente vazia é oficina do diabo.
www.universidadedabiblia.com.br. Psicologia Pastoral; Cura Interior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário