Benefícios:
- Diminuição do fluxo de pensamentos;
- Aumento do estado de concentração;
- Menor percepção de interferências;
- Potencializa a retenção de informações.

Exercícios de Fixação após a leitura de um livro:
Fazer perguntas ao texto?
Banco de Lembrança:
Fazer perguntas ao texto?
- Quando aconteceu?
- Como acontece?
- Quais as principais ideias?
- Conclusão do autor?
- Concordo ou discordo.
Banco de Lembrança:
- Qual as informações que lembro do texto.
- Palavra-Chave / Ideias Principais / Lembranças
- Pode ser feito num mapa mental.

RETENÇÃO DE 70% COM ESSAS TÉCNICAS.
ANTES DA LEITURA => CONCENTRAÇÃO
DURANTE A LEITURA => FOCAR NA QUALIDADE
APÓS LEITURA => RETENÇÃO
DURANTE A LEITURA => FOCAR NA QUALIDADE
APÓS LEITURA => RETENÇÃO
Os estudantes eficazes aprendem definindo tópicos a serem estudados e não definindo um tempo de estudo. Veja o quadro abaixo:
SE EU NÃO ESTOU CONSEGUINDO APRENDER PRECISO AVALIAR:
- PRECISO DA AJUDA DE ALGUÉM?
- EU TENHO NÍVEL PARA LER O MATERIAL QUE ESTOU LENDO?
- O MATERIAL QUE TENHO É SUFICIENTE?
TÉCNICAS DE ESTUDO:
- FAÇA UMA PRÉ-LEITURA;
- LEITURA ANALÍTICA/REFLEXIVA;
- VERIFICAR: CONSIGO EXPLICAR AOS OUTROS?
- PASSO PARA O CAPÍTULO SEGUINTE.
- SE VOCÊ NÃO CONSEGUE EXPLICAR P/ SI O QUE O AUTOR ESTEVA TENTANDO FALAR, ENTÃO OU O TEXTO ESTÁ NUM NÍVEL MAIOR QUE O SEU, OU SUA CONCENTRAÇÃO ESTAVA BAIXA.
CONCENTRAÇÃO:
- LOCAL DE ESTUDO PERMITE QUE EU ME CONCENTRE?
- A ILUMINAÇÃO ESTA ADEQUADA? SEJA O EXCESSO QUANTO A FALTA!
- DESEJAR, GOSTAR DE LER.
- DETERMINAR UM PROPÓSITO PARA A LEITURA.
- CRIAR INSPIRAÇÃO PARA SEU OBJETIVO. FAÇA O CARTAZ DO SUCESSO. DEMONSTRE PARA SI O PORQUÊ VOCÊ DESEJA AQUILO.
MEMÓRIA => FAZER BOAS PERGUNTAS.
- DO QUE TRATA O ASSUNTO?
- O QUE É IMPORTANTE SABER?
- QUEM (OU O QUE) ESTÁ ENVOLVIDO NO PROCESSO?
- QUANDO ACONTECEU O FATO?
- ALGUM LUGAR ESPECIAL?
- COMO ACONTECE O FATO?
- QUAL A CONCLUSÃO DO AUTOR?
- QUAL A MINHA CONCLUSÃO?
COMO DETERMINAR O APRENDIZADO:
QUANDO CONSEGUIMOS ENSINAR AOS OUTROS.
QUANDO CONSEGUIMOS ENSINAR AOS OUTROS.
- BANCO DE LEMBRANÇAS
- Usar Post-it
- Mapa-mental
- PERGUNTAS CHAVES
- Questionar o autor
- Por que isso é verdade?
"Em média, 24 horas por semana estamos a procura de informações que não farão diferenças em nossas vidas."
INIMIGOS DA MEMÓRIA:
- STRESS
- SEDENTARISMO
- MÁ ALIMENTAÇÃO
- FALTA DE CONCENTRAÇÃO
- DIFICULDADE MEMÓRIA
- FADIGA MENTAL
"Não existe remédio bom para a memória. O que alguns remédios fazem é te dar nutrientes que auxiliam o corpo. Porém, isso, isoladamente, não atinge a memória, mas pode ajudar a melhora-la."
EXERCÍCIOS P/ MEMÓRIA: quanto mais a usamos, melhor ela fica.
- PALAVRAS CRUZADAS;
- SUDOKU
- LEITURA
- REDAÇÃO (SUPER)
- ESTEJA BEM COM VOCÊ
"O estado é fundamental para acessar bem a memória. Estar motivado, feliz, se sentindo completo é fundamental para ter uma boa memória."
"Memórias negativas, ou positivas não precisam ter sido vividas, mas simplesmente ter vivificadas de alguma forma.
Experiencia
negativas => Tendência a evitá-la
Experiencia
positiva => Tendência a repeti-la.
negativas => Tendência a evitá-la
Experiencia
positiva => Tendência a repeti-la.
"SE UMA EXPERIÊNCIA NÃO CAUSA DOR OU PRAZER ESSES FATOS VÃO PARA O RALO DA MEMÓRIA."
Para memorizar nomes é possível repetir 6x o nome da pessoa. (REGRA)
"NÃO CONFUNDIR FALTA DE MEMÓRIA COM FALTA DE MOTIVAÇÃO. PARA MEMORIZAR NECESSITA-SE ESTAR POSITIVO, ESTAR INTERESSADO."
MEMÓRIA DE LONGA DURAÇÃO:
- Cuide bem do seu sistema nervoso;
- O Stress vem da forma como encaramos e nao do fato.
- Estude e trabalhe com prazer.
- Não confunda pouca memória com falta de organização
MÉTODO DE ESTUDO
LIVRO > CÉREBRO > PAPEL
Observe que não adianta passar para o papel se ainda não refletimos sobre o assunto.
LIVRO > CÉREBRO > PAPEL
Observe que não adianta passar para o papel se ainda não refletimos sobre o assunto.
DVD1 - Técnicas de estudo
DVD2 - Trabalhando a memória