![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYYfXEiefjdiK1bV85-vRRuyB3vUXK1oxSwU-REWzq_rR-n1Bse6sCo93Sm8szzKm-eMy0iw-5IIoxbjZuuKpY-WOEp-lMuP-5_wZj47f6VOKDJSFSFGpr_HfhdM0RorwlkAqbZ6vX0Ds/s400/CONHECIMENTO+GERAL.bmp)
1 conjunto de concepções elaboradas por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) que, baseadas na economia política inglesa do início do sXIX, na filosofia idealista alemã (esp. Hegel), e na tradição do pensamento socialista inglês e francês (esp. o chamado socialismo utópico), influenciaram profundamente a filosofia e as ciências humanas da Modernidade, além de servir de doutrina ideológica para os países autodenominados socialistas [O marxismo vem sendo permanentemente revisto, ampliado e complementado, de maneira ortodoxa ou heterodoxa, por vários intérpretes e seguidores.]
Obs.: cf. materialismo histórico e materialismo dialético
-
HOUAISS, Antônio. Dicionário
Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa 1.0. Ed. Objetiva LTDA. Versão 1.0,
2001.
Marx, Karl (1818-1883), filósofo alemão, criador junto com Friedrich Engels do socialismo científico (comunismo moderno). Esta teoria demonstra uma clara influência da obra de Friedrich Hegel.
Em 1847 Marx escreveu com Engels o Manifesto Comunista, cujas teses constituem a base do materialismo histórico. Nesse texto explica-se que o sistema econômico dominante em cada época histórica determina a estrutura social e a superestrutura política e intelectual de cada período. Desse modo, a história da sociedade é a história das lutas entre os exploradores e os explorados. A conclusão é que a classe capitalista será derrotada e suprimida por uma revolução mundial da classe operária que conduzirá ao estabelecimento de uma sociedade sem classes.
Depois de ser expulso da Alemanha, Marx procurou refúgio em Londres. Nessa cidade, elaborou a base doutrinária da teoria comunista, apresentada em três volumes e denominada Das Kapital (1867-1894; O capital), uma análise histórica e detalhada da economia do sistema capitalista, e na qual a classe trabalhadora é vista como explorada pela classe capitalista que se apropria do ‘valor excedente’ (mais-valia) produzido por aquela (ver Capital). A experiência revolucionária da Comuna de Paris também foi estudada por Karl Marx.
Em 1864, participou da criação, em Londres, da Primeira Internacional. Foi depois da morte de Marx que seu pensamento começou a prosperar dentro do movimento operário. Essa concepção passou a ser denominada marxismo ou socialismo científico. Essas doutrinas foram retomadas por Lenin, no século XX, e passaram a ser o núcleo da teoria e a práxis do bolchevismo e da Terceira Internacional.
- Encarta, Enciclopédia Microsoft. EUA: Microsoft Corporation, 1993-2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário