De acordo com o livro Religiões e
seitas do STPLM, originalmente o termo RELIGIÃO significa religar. É a
religação do homem com Deus. Desde que foi criado, diz o autor, o homem
desfrutava perfeita comunhão com seu Criador, e assim foi até a entrada
do pecado, no Éden. O pecado destruiu aquela comunhão. Mas a religação do homem
com Deus se faz através da fé em Jesus Cristo que é o único intermediário
entre Deus e o Homem.
Já o termo SEITA indica desvio da verdade, ou seja, todo ensino
religioso que não tenha Jesus como centro e a Bíblia como única regra de fé e
prática. Quando temos um ato ou palavra contrária ou ofensiva a religião
dizemos que há uma heresia; isto se dá porque ela é contrária ou desviante da
doutrina bíblica, indo de encontro a pessoa de Deus, as Escrituras, a Cristo ou
a Igreja. Vejamos a citação do Dicionário inFormal (SP), em 26-10-2008:
Religião vem do latim ¨religare¨,
tem o siginificado de religação. Essa religação se refere entre uma nova
ligação entre o homem e Deus. Sabendo disso, conclui-se que o real significado
da palavra é JESUS CRISTO, pois Ele é o único mediador entre Deus e os homens,
não há outro. A Bíblia assim diz, na pessoa de Jesus: ninguém vai ao Pai senão
por mim. Todos pecaram e foram destituídos da Glória de Deus. Mas o quadro foi
totalmente mudado quando Ele se ofereceu em sacrifício em nosso lugar. O que a
maior parte das pessoas toma por religião é, na verdade, denominação.
Católicos, Assembleianos, Metodistas, Batistas, etc. são denominações. Jesus
morreu por todos e para se ter uma religião é só se converter a Ele.
A Enciclopédia livre Wikipédia traz uma definição que é mais eclética e, dessa
forma, coloca várias seitas na listagem da verdadeira Religião conforme o
fragmento abaixo:
Alguns
acadêmicos que estudam o assunto têm
dividido as religiões em três categorias amplas: religiões mundiais,
um termo que se refere à crenças transculturais e internacionais; religiões indígenas,
que se refere a grupos religiosos menores, oriundos de uma cultura ou nação
específica; e o novo movimento
religioso, que refere-se a crenças recentemente desenvolvidas.[3] Uma teoria acadêmica moderna
sobre a religião, o construtivismo social,
diz que a religião é um conceito moderno que sugere que toda a prática
espiritual e adoração segue um modelo semelhante ao das religiões abraâmicas,
como um sistema de orientação que ajuda a interpretar a realidade e definir
os seres humanos[4] e, assim, a religião, como um
conceito, tem sido aplicado de forma inadequada para culturas não-ocidentais que não são
baseadas em tais sistemas ou em que estes sistemas são uma construção
substancialmente mais simples.
Agora vamos examinar a visão do SEMINÁRIO TEOLÓGICO local, SeteL, HISTÓRIA
GERAL DA IGREJA (NÍVEL BÁSICO). APOSTILA 12.
Os“
Ismos” do pensamento Humano (Pensamentos Errôneos)
Reunimos aqui as escolas de pensamento
filosóficos mais conhecidas, e suas falsas filosofias, no intuito de mostrar
uma síntese do esforço inútil do homem através dos séculos no propósito de
adquirir a sua salvação.
O
mais importante é que essas escolas de pensamento fornecem às falsas religiões
e seitas o material necessário à sua pregação.
Há
vestígios de uma ou mais filosofias seculares no contexto doutrinário de cada
religião ou seita falsa, em detrimento das verdades divinas registradas na
palavra de Deus.
- Agnosticismo
O vocábulo inglês agnosticismo foi forjado em 1869
por Thomas H.Huxley, caçado, por oposição ao agnosticismo, no adjetivo grego
ágnõstos, “ignorante, inconcebível”. Agnosticismo é uma filosofia naturalista que afeta
as coisas com relações da ciência experimental. É o sistema que ensina que não
sabemos, nem podemos saber se Deus existe ou não.
Dizem:
a “a mente não pode alcançar o infinito”. A frase predileta do agnosticismo é:
“não podemos crer”. Mentores do agnosticismo: Huxley, Spencer e outros. Estão
todos enganados, porque Deus é facilmente compreensível pela alma sequiosa,
honesta e constante (Rm. 1.20).
- Animismo
É
uma característica do pensamento primitivo, que consiste em atribuir a todos os
seres da natureza uma ou várias almas. Segundo Edward Burnett Tylor (1832-1917)
é também a doutrina de índole espiritualista. Esta teoria considera a alma a
causa primária de todos os fatos.
Ascetismo
Teoria e prática da abstinência e modificação dos
sentidos. Tem como objetivo assegurar a perfeição espiritual, submetendo o
corpo à alma.
Ateísmo
Teoria que nega a existências de um Deus pessoal. Desde
a Renascença o termo passou a indicar a atitude de quem não admite a existência
de uma divindade. Chamam-se ateus aqueles que não admitem a existência de um
ser absoluto.
Ceticismo
Caracteriza-se por uma atitude antidogmática de
indagação, que torne evidente a inconsistência de qualquer posição. Definindo
como única posição justa à abstenção de aceitá-las. Fundada por Pirro, Filósofo
grego em 360 a.C. ensina que só as sensações, instáveis ou ilusórias, podem ser
à base dos nossos juízos e a felicidade pode ser alcançada pelo equilíbrio e a
tranquilidade.
Deísmo
O deísmo distingue-se radicalmente do teísmo. Para o
teísmo, Deus é o autor do mundo, entidade pessoal revelada aos homens,
dramaticamente na história. Para o deísmo Deus é o princípio ou causa do mundo.
O deísmo surgiu dentro do contexto dos primórdios do racionalismo sob a
influência de Locke e Newtom. Voltaire, um dos maiores contestadores da Bíblia
nos últimos tempos, era deísta.
Dualismo
Significa a doutrina ou o sistema filosófico que
admite existência de duas substâncias, de dois princípios ou de duas realidades
como explicação possível do mundo e da vida. No sentido religioso são também
dualistas as religiões ou doutrinas que admitem duas divindades. Decartes
(1596-1650) é quem estabelece essa doutrina no campo da filosofia moderna.
Ecletismo
Sistema filosófico que procura conciliar teses de
sistemas diversos procura aproveitar o que há de melhor em todos os sistemas.
Surgiu no século XIX com o método introspectivo.
Epicurismo
Recebe o nome de escola grega fundada por Espilro
(341-270 a.C) afirma o principio do prazer com valor supremo e finalidade do
homem, e prescreve:
- Aceitar todo
prazer que não produza dor;
- Evitar toda a
dor que não produza prazer;
- Evitar o prazer
que impeça um prazer ainda maior ou que produza dor maior que este prazer.
Esoterismo
Sistema filosófico religioso oculto. Doutrina
secreta só revelada aos iniciados. O esoterismo é ocultista e caracteriza-se
pelo estudo sistemático dos símbolos. Há simbologia em tudo que existe e no
estudo dessa simbologia o homem poderá compreender as razões fundamentais de
sua existência; vem a ser uma ramificação do espiritismo.
Espiritualismo.
Denominação genérica de doutrinas filosóficas
segundo os quais o espírito é o centro de todas as atividades humanas, seja
este entendido por substância psíquica, pensamento puro, consciência universal
ou vontade absoluta. O espiritualismo é dualista, pluralista é doutrina de
demônios. Aceita a reencarnação e a evolução do espírito.
Estoicismo
Escola filosófica fundada por Zenão de Cítio
(334-262 a.C). O nome deriva do grego stoa (portada). O estoismo afirma que a sabedoria e a
felicidade derivam da virtude.
Evolucionismo.
O evolucionismo é uma filosofia científica que ensina
que o cosmos desenvolveu-se por si mesmo, do nada bem como o homem e os animais
que existem por desenvolvimento do imperfeito até chegar ao presente estado
avançado. Tudo por meio de suas próprias forças. É preciso mais fé para crer
nas hipóteses da evolução do que para crer nos ensinamentos da bíblia, Isto é,
que foi Deus quem criou todas as coisas (Gn. 1.1,21 24-25).
Gnosticismo.
Do grego gnõstikós, conhecido. Escola teológica que
floresceu nos primórdios do cristianismo. Contrariando as pregações do
apóstolo, seus adeptos diziam-se os únicos a possuírem um conhecimento perfeito
de Deus. Seu arcabouço doutrinário considerava
a matéria irredutivelmente má, os gnósticos foram muito combatidos pelo
apóstolo João em suas epístolas, fazia questão de mostrar ser senhor o senhor
Jesus, verdadeiro homem e
verdadeiro Deus. O agnosticismo queria unificar as religiões.
Humanismo
É a filosofia que busca separar o homem de todo seu
relacionamento de ideia de Deus. O homem nessa filosofia é o centro das coisas,
o centro do universo e da preocupação filosófica. O surto se verificou no fim
do século XIV. Marx é o fundador do humanismo comunista.
Liberalismo
É a liberdade mental sem reservas. Esse sistema
afirma que o homem em si mesmo é bom, puro e justo. Não há inferno literal.
Materialismo
Afirma que a filosofia deve explicar os fenômenos,
não por meios de mitos religiosos, mas pela observação da própria realidade. Segundo
essa filosofia, a alma faz parte da natureza e obedece as mesmas leis que regem
seu movimento e o homem é matéria, corpo todas as demais coisas.
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