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segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

RELIGIÕES E SEITAS- TEOLOGIA


De acordo com o livro Religiões e seitas do STPLM, originalmente o termo RELIGIÃO significa religar. É a religação do homem com Deus. Desde que foi criado, diz o autor, o homem desfrutava perfeita comunhão com seu Criador,  e assim foi até a entrada do pecado, no Éden. O pecado destruiu aquela comunhão. Mas a religação do homem com Deus se faz através da fé em Jesus Cristo  que é o único intermediário entre Deus e o Homem. 

          Já o termo SEITA indica desvio da verdade, ou seja, todo ensino religioso que não tenha Jesus como centro e a Bíblia como única regra de fé e prática. Quando temos um ato ou palavra contrária ou ofensiva a religião dizemos que há uma heresia; isto se dá porque ela é contrária ou desviante da doutrina bíblica, indo de encontro a pessoa de Deus, as Escrituras, a Cristo ou a Igreja. Vejamos a citação do  Dicionário inFormal (SP), em 26-10-2008:
Religião vem do latim ¨religare¨, tem o siginificado de religação. Essa religação se refere entre uma nova ligação entre o homem e Deus. Sabendo disso, conclui-se que o real significado da palavra é JESUS CRISTO, pois Ele é o único mediador entre Deus e os homens, não há outro. A Bíblia assim diz, na pessoa de Jesus: ninguém vai ao Pai senão por mim. Todos pecaram e foram destituídos da Glória de Deus. Mas o quadro foi totalmente mudado quando Ele se ofereceu em sacrifício em nosso lugar. O que a maior parte das pessoas toma por religião é, na verdade, denominação. Católicos, Assembleianos, Metodistas, Batistas, etc. são denominações. Jesus morreu por todos e para se ter uma religião é só se converter a Ele.

           A Enciclopédia livre Wikipédia traz uma definição que é mais eclética e, dessa forma, coloca várias seitas na listagem da verdadeira Religião conforme o fragmento abaixo:
Alguns acadêmicos que estudam o assunto têm dividido as religiões em três categorias amplas: religiões mundiais, um termo que se refere à crenças transculturais e internacionais; religiões indígenas, que se refere a grupos religiosos menores, oriundos de uma cultura ou nação específica; e o novo movimento religioso, que refere-se a crenças recentemente desenvolvidas.[3] Uma teoria acadêmica moderna sobre a religião, o construtivismo social, diz que a religião é um conceito moderno que sugere que toda a prática espiritual e adoração segue um modelo semelhante ao das religiões abraâmicas, como um sistema de orientação que ajuda a interpretar a realidade e definir os seres humanos[4] e, assim, a religião, como um conceito, tem sido aplicado de forma inadequada para culturas não-ocidentais que  não  são  baseadas em tais sistemas ou em que estes sistemas são uma construção substancialmente mais simples.
            
           Agora vamos examinar a visão do SEMINÁRIO TEOLÓGICO local, SeteL, HISTÓRIA GERAL DA IGREJA (NÍVEL BÁSICO). APOSTILA 12.

Os“ Ismos” do pensamento Humano (Pensamentos Errôneos)
            Reunimos aqui as escolas de pensamento filosóficos mais conhecidas, e suas falsas filosofias, no intuito de mostrar uma síntese do esforço inútil do homem através dos séculos no propósito de adquirir a sua salvação.
O mais importante é que essas escolas de pensamento fornecem às falsas religiões e seitas o material necessário à sua pregação.
Há vestígios de uma ou mais filosofias seculares no contexto doutrinário de cada religião ou seita falsa, em detrimento das verdades divinas registradas na palavra de Deus.

 - Agnosticismo
O vocábulo inglês agnosticismo foi forjado em 1869 por Thomas H.Huxley, caçado, por oposição ao agnosticismo, no adjetivo grego ágnõstos, “ignorante, inconcebível”. Agnosticismo é uma filosofia naturalista que afeta as coisas com relações da ciência experimental. É o sistema que ensina que não sabemos, nem podemos saber se Deus existe ou não.
Dizem: a “a mente não pode alcançar o infinito”. A frase predileta do agnosticismo é: “não podemos crer”. Mentores do agnosticismo: Huxley, Spencer e outros. Estão todos enganados, porque Deus é facilmente compreensível pela alma sequiosa, honesta e constante (Rm. 1.20).

 - Animismo
É uma característica do pensamento primitivo, que consiste em atribuir a todos os seres da natureza uma ou várias almas. Segundo Edward Burnett Tylor (1832-1917) é também a doutrina de índole espiritualista. Esta teoria considera a alma a causa primária de todos os fatos.

 Ascetismo
Teoria e prática da abstinência e modificação dos sentidos. Tem como objetivo assegurar a perfeição espiritual, submetendo o corpo à alma.

 Ateísmo
Teoria que nega a existências de um Deus pessoal. Desde a Renascença o termo passou a indicar a atitude de quem não admite a existência de uma divindade. Chamam-se ateus aqueles que não admitem a existência de um ser absoluto.

Ceticismo
Caracteriza-se por uma atitude antidogmática de indagação, que torne evidente a inconsistência de qualquer posição. Definindo como única posição justa à abstenção de aceitá-las. Fundada por Pirro, Filósofo grego em 360 a.C. ensina que só as sensações, instáveis ou ilusórias, podem ser à base dos nossos juízos e a felicidade pode ser alcançada pelo equilíbrio e a tranquilidade.

Deísmo
O deísmo distingue-se radicalmente do teísmo. Para o teísmo, Deus é o autor do mundo, entidade pessoal revelada aos homens, dramaticamente na história. Para o deísmo Deus é o princípio ou causa do mundo. O deísmo surgiu dentro do contexto dos primórdios do racionalismo sob a influência de Locke e Newtom. Voltaire, um dos maiores contestadores da Bíblia nos últimos tempos, era deísta.

Dualismo
Significa a doutrina ou o sistema filosófico que admite existência de duas substâncias, de dois princípios ou de duas realidades como explicação possível do mundo e da vida. No sentido religioso são também dualistas as religiões ou doutrinas que admitem duas divindades. Decartes (1596-1650) é quem estabelece essa doutrina no campo da filosofia moderna.

Ecletismo
Sistema filosófico que procura conciliar teses de sistemas diversos procura aproveitar o que há de melhor em todos os sistemas. Surgiu no século XIX com o método introspectivo.
  
Epicurismo
Recebe o nome de escola grega fundada por Espilro (341-270 a.C) afirma o principio do prazer com valor supremo e finalidade do homem, e prescreve:
- Aceitar todo prazer que não produza dor;
- Evitar toda a dor que não produza prazer;
- Evitar o prazer que impeça um prazer ainda maior ou que produza dor maior que este prazer.

Esoterismo
Sistema filosófico religioso oculto. Doutrina secreta só revelada aos iniciados. O esoterismo é ocultista e caracteriza-se pelo estudo sistemático dos símbolos. Há simbologia em tudo que existe e no estudo dessa simbologia o homem poderá compreender as razões fundamentais de sua existência; vem a ser uma ramificação do espiritismo.

Espiritualismo.
Denominação genérica de doutrinas filosóficas segundo os quais o espírito é o centro de todas as atividades humanas, seja este entendido por substância psíquica, pensamento puro, consciência universal ou vontade absoluta. O espiritualismo é dualista, pluralista é doutrina de demônios. Aceita a reencarnação e a evolução do espírito.

Estoicismo
Escola filosófica fundada por Zenão de Cítio (334-262 a.C). O nome deriva do grego stoa (portada). O estoismo afirma que a sabedoria e a felicidade derivam da virtude.

Evolucionismo.
O evolucionismo é uma filosofia científica que ensina que o cosmos desenvolveu-se por si mesmo, do nada bem como o homem e os animais que existem por desenvolvimento do imperfeito até chegar ao presente estado avançado. Tudo por meio de suas próprias forças. É preciso mais fé para crer nas hipóteses da evolução do que para crer nos ensinamentos da bíblia, Isto é, que foi Deus quem criou todas as coisas (Gn. 1.1,21 24-25).

Gnosticismo.
Do grego gnõstikós, conhecido. Escola teológica que floresceu nos primórdios do cristianismo. Contrariando as pregações do apóstolo, seus adeptos diziam-se os únicos a possuírem um conhecimento perfeito de Deus. Seu arcabouço doutrinário considerava a matéria irredutivelmente má, os gnósticos foram muito combatidos pelo apóstolo João em suas epístolas, fazia questão de mostrar ser senhor o senhor Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus. O agnosticismo queria unificar as religiões.

Humanismo
É a filosofia que busca separar o homem de todo seu relacionamento de ideia de Deus. O homem nessa filosofia é o centro das coisas, o centro do universo e da preocupação filosófica. O surto se verificou no fim do século XIV. Marx é o fundador do humanismo comunista.

Liberalismo
É a liberdade mental sem reservas. Esse sistema afirma que o homem em si mesmo é bom, puro e justo. Não há inferno literal.

Materialismo
Afirma que a filosofia deve explicar os fenômenos, não por meios de mitos religiosos, mas pela observação da própria realidade. Segundo essa filosofia, a alma faz parte da natureza e obedece as mesmas leis que regem seu movimento e o homem é matéria, corpo todas as demais coisas.

           

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